quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Útil

Útil

As Utilidades do Útil 


Depois de partilhar a minha opinião acerca do fútil, que está relacionado com o inútil, hoje penso no “útil”!

Saber reconhecer o que é útil para nós e para os demais que nos rodeiam e manter-nos fiéis a esse raciocínio e modo de vida, por vezes não é fácil.

Eu digo-o por mim, porque tenho de recorrer ao peremptório, por vezes redundante “não”, a situações que seria muito mais fácil dizer sim.

Quem não tem essa capacidade, quebra, sofrendo de tendências em seguir maiorias em vez de seguir os princípios em que acredita, preferências e desejos próprios.

Demasiado preocupados com as aparências, inventam desculpas que crêem ser piedosas para continuar a dizer sim a situações úteis praticamente só aos olhos de outros.

Passeiam assim pela vida, no limiar da mentira e verdade, recebendo em troco, um sem-sabor de tudo e de nada, que traduzo em: nunca virem a saber o que é a felicidade.

Passando para um tema mais leve, o da nutrição e gastronomia, que é muito útil e pode contribuir, em muito, para a nossa felicidade, aqui fica uma dica simples e útil:

No Inverno deverá ingerir bastante vitamina C, correcto? Talvez não saiba, é que o sumo de laranja natural, deverá ser bebido quando acabado de espremer porque com na oxidação vai perdendo os nutrientes, ao ponto de por vezes quando o bebe já não ter qualquer valor nutritivo.

Já agora, vamos reter o raciocínio de que cada 100gr de sumo de laranja acabado de espremer, tem o teor de 60mg de Vitamina C, que ao fim de uma hora já passa para quase metade.

A minha proposta, não alternativa mas como complemento, é uma excelente salada de pimento vermelho. Perguntará porquê vermelho, ao que eu respondo, porque é muito mais saboroso.
Em cada 100gr de pimento vermelho temos o teor de 126mg de ácido ascórbico (vitamina C) mais do dobro da laranja.

A minha receita preferida passa por assar os pimentos no forno, retirar-lhes a pele e pevides sem os lavar, cortá-los (com a mão) em lascas, e servir regados de um bom azeite, vinagre balsâmico, salpicar coentros picados (ricos em propriedades digestivas), sal-gema, e pimenta preta moída no momento.

Para acompanhar, um bom queijo fresco e vinho tinto alentejanos, completarão momentos tão úteis como felizes.

Gina

8.12.2010